21 fev 2019

O uso de playgrounds e parquinhos em condomínios

O playground é a área preferida das crianças, principalmente em dias quentes. Elas podem passar horas nos brinquedos ou nas caixas de areia. Portanto, um local que merece atenção. Brinquedos mal conservados, por exemplo, podem machucar os pequenos. E a responsabilidade pela manutenção e cuidados com o playground é do síndico. Algumas dicas, que vão ajudar tanto na implantação de um playground, como na manutenção.

. Estabeleça regras de utilização:

Por mais que seja um local de brincadeiras, é necessário que haja regras para que a utilização de todos nessas áreas de lazer aconteça sem nenhum problema. Por exemplo, limitar o acesso à caixa de areia quando a criança portar alimentos, uma vez que os restos podem apodrecer no local ou atrair animais. As normas de utilização devem estar visíveis e fixadas na entrada.

. O que deve constar nas regras de utilização do playground:

As normas de utilização devem estar bem visíveis e apresentar os principais pontos para a utilização do espaço. Algumas orientações essenciais é uso do playground por crianças sempre com um acompanhamento por um adulto, horário de uso e limitação de espaço. Vale lembrar que é fundamental que as regras de utilização do playground sejam aprovadas em assembleia.

  •  Preservação e segurança dos brinquedos:

Os cuidados com o playground devem estar na lista de tarefas que a equipe de manutenção executa diariamente. A limpeza é fundamental, da mesma forma como cobrir a areia. Outro ponto importante é a inspeção dos brinquedos: verificar se há parafusos soltos, presença de ferrugem em brinquedos com estrutura metálica, elementos com tinta solta, entre outros. Em suma, a manutenção precisa ser sempre preventiva e contribuir para dar mais segurança às crianças, bem como aumentar a durabilidade dos brinquedos.

 

Como implantar um playground corretamente no condomínio

A seguir, algumas dicas dos especialistas que participaram da formulação da norma atual para playgrounds. Meça o espaço onde será instalado o playground, as medidas são fundamentais para fazer cotações. O uso da norma ABNT NBR 16071 define os critérios para a para a escolha dos brinquedos e também para a para planejamento, montagem do playground e ações necessárias de manutenção, as quais devem ser analisadas quanto aos custos de sua vida útil, para definição do modelo e tipo a ser implementado.

Quando for fazer os orçamentos, opte sempre pelas empresas que produzem equipamentos de acordo com as normas da ABNT. Por último, Por conta da durabilidade, os brinquedos mais procurados são os de plástico com estrutura metálica ou de madeira, que casam com projetos paisagísticos atuais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOLICITAR PROPOSTA