05 nov 2018

Dicas importantes para seu condomínio ter mais segurança na portaria

A maior parte dos incidentes envolvendo segurança acontece por falhas na portaria dos condomínios. A falta de procedimentos corretos de segurança deixam moradores e visitantes expostos a situações de perigo que poderiam ser evitadas com mudanças simples. Por este motivo, é essencial contar com algumas dicas importantes para manter a segurança do condomínio, uma vez que a portaria é a linha de frente e local de acesso de moradores, funcionários, visitantes e prestadores de serviços, entre outros. Confira algumas dicas:

 

– Funcionários capacitados e com treinamento eficaz

A portaria é a primeira linha de defesa de um condomínio. Por isso, é indispensável que os porteiros sejam qualificados para o cargo e não tenham dúvidas em como agir em qualquer tipo de situação, de acordo com as regras de segurança. Além de conhecerem toda a convenção do condomínio em detalhes.

 

– Manter o Manual de Normas de Segurança como um item sempre disponível

O manual com as normas e procedimentos de segurança deve estar sempre visível para que funcionários e condôminos possam se orientar. Nele devem estar desde todos os procedimentos essenciais de segurança, quem incluem desde o controle de acesso na portaria até orientações de como agir em situações de emergência ou disparo do alarme de segurança.

 

– Investimento em soluções e equipamentos de segurança

Sem ajuda de aparatos tecnológicos, a portaria tem sua função central drasticamente comprometida. É indispensável contar com o auxílio de câmeras, sistemas de identificação de acesso e softwares especializados que auxiliam o controle de entrada e saída da portaria. Negligenciar essas ferramentas pode sair mais caro do que se imagina.

 

– Definir regras para delivery e entregas de encomendas

Os especialistas recomendam instruir o porteiro a contatar o morador e solicitar sua presença na portaria. Em caso de ausência do morador, o mais correto é que o porteiro receba e guarde a encomenda, para que depois ela possa ser entregue por um funcionário ou retirada pelo morador. A regra é que jamais seja permitido que o entregador leve a encomenda de forma desacompanhada até o condomínio.

 

– Registrar as regras para entrada de visitantes

Apesar de ser um assunto quase sempre polêmico, é preciso ter algumas definições para que a segurança de todo o condomínio não seja comprometida.  O recomendado é que, com a chegada do visitante, o porteiro acione o morador em questão para confirmar e autorizar a entrada da visita. Se ainda assim a situação parecer suspeita e houver dúvidas, deve-se solicitar que o morador desça para identificar o visitante, antes de permitir sua entrada.

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