22 out 2018

4 dicas para economizar água no condomínio neste verão

No verão é normal que o abastecimento de água por meio da concessionária possa ser comprometido, então a regra de ouro é economizar. Toda forma de economia continua sendo muito bem-vinda, portanto, síndicos e moradores de condomínios devem incentivar o consumo de água mais sustentável e econômico. Para conseguir diminuir vale quase tudo, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas em seu condomínio. Confira:

  1. Mobilize todo o condomínio para economizar água

Converse com outros moradores a respeito e alerte sobre a importância da economia. Utilize os grupos em aplicativos de mensagem ou as redes sociais. Além disso, você pode pedir para o sindico espalhar nas áreas comuns do prédio lembretes sobre dicas simples que, quando adotadas em conjunto, diminuem o consumo de água e as contas. Por exemplo, não demorar no banho, usar a máquina de lavar roupas somente na capacidade total e fechar a torneira quando ensaboa as louças da cozinha e ao escovar os dentes.

  1. Procure os vazamentos

Fiscalize periodicamente todas as válvulas e torneiras do apartamento. Se for observado qualquer tipo de vazamento, providencie o reparo pelo condomínio ou, se for o caso, passe para um profissional responsável. Procure saber também se existe uma inspeção na caixa d’água e peça a limpeza da mesma frequentemente.

  1. Gaste menos água nas torneiras e chuveiros

Hoje em dia existem empresas especializadas em redutores de vazão. Quando instalados em chuveiros e torneiras dos apartamentos, eles garantem uma economia significativa de água.

Os redutores vão desde aquela simples redinha de ferro que direciona a água, passando por válvulas redutoras de pressão até aparelhos mais sofisticados, como as torneiras automáticas ou com leitores fotoelétricos.

  1. Vasos sanitários não podem ser esquecidos

Uma troca que vale a pena o investimento é sobre os vasos sanitários. As bacias com válvulas mais antigas soltam entre 12 e 24 litros de água por descarga. Já os vasos mais modernos, com caixa acoplada, despejam apenas 6 litros. Há ainda os chamados vasos sanitários que despejam um volume de água diferente conforme a necessidade (urina ou fezes).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOLICITAR PROPOSTA